quarta-feira, 6 de julho de 2011

Como Organizar o Casamento

Como organizar o Casamento


Organizar casamento:

O dia do casamento, é o grande dia,o dia tão esperado, tem tanta coisa por organizar e agendar que nem se sabe exactamente por onde começar. Vou fazer uma planificação da agenda noiva, que ajuda a noiva na organização da cerimónia para que o grande dia corra na perfeição, conforme como foi planeado. E como não queremos uma noiva nervosa, para não a deixar à beira de um ataque de nervos vamos tentar dar uma ajudinha! O casamento envolve várias fases e por isso tem de ser bem organizado para não escapar nada!

Convite de Casamento


Comece a anotar tudo o que se lembrar. A data ideal para começar a organizar um casamento são 12 meses antes de se realizar. Poderá pedir ajuda a uma amiga, duas cabeças pensam melhor que uma.  Não tem de ser exactamente por esta ordem, mas algo do género, que inclua todos estes itens:

1º Passo - Escolher a data do casamento, em que estação prefere, se vai ser um casamento formal, informal, se vai se realizar durante a manhã, a tarde ou de noite;:

2º Passo - Estabelecer um limite máximo para o orçamento do casamento

3ºpasso - Sensivelmente 12 meses antes,  escolher o local onde o casamento vai ser realizado, se numa quinta , se apenas num restaurante, se na praia, no campo, no mar...  ; realizar a lista de convidados com as moradas dos mesmos, para enviar os convites de casamento por correio; se pretender reunir pais e sogros para juntos acertarem pormenores da cerimonia. Se achar necessário contratar uma empresa de organização de eventos para a ajudar.

Noivas

4º Passo -  Escolha os padrinhos. Após a escolha do local do casamento, reserve o local para a cerimónia e copo-de-água.  Se o casamento for religioso marque também a igreija.

5º Passo - escolher o vestido de noiva, momento especial para a noiva, escolher os sapatos e véu da noiva.

6º Passo - Contrate uma empresa de catering, contrate a banda e os músicos, e o fotógrafo/realizador de vídeo.

7º Passo- Planeie a sua lua de mel e faça as reservas.

8º Passo - Encomendar o bolo de casamento, uns 6 meses antes da realização do casamento. Encomende também as flores para o casamento. Se vai alugar algum equipamento, como mesas, cadeiras ou tendas esta é altura ideal.

9ºPasso - Escolha o veiculo que vai transportar os noivos no dia do casamento. Escolha os convites para o casamento, ou encomende o papel para os convites e faça as notas de agradecimento, depois envie para a tipografia.

10º Passo -  Compre os anéis de Casamento. Compre ou se preferir pode alugar e reserve o fato do noivo.  Se desejar escolha os fatos dos padrinhos.

Alianças


11º Passo- Escolher a roupa interior, que se adeqúe ao vestido de noiva, pode, se desejar, levar a roupa interior para fazer a prova com o vestido de noiva. Reserve um quarto para a noite de núpcias. Inscreva-se em aulas de dança.

12º Passo - Escolha o menu com a empresa de catering. Se desejar poderá escolher as leituras para a cerimónia . Escreva os seus votos de Casamento, se assim desejar.

13º Passo- Ensaie a maquilhagem e o penteado a utilizar no dia do casamento.  Dois a quatro meses antes envie os convites do casamento.

14º Passo - Mande imprimir programas e mapas do local e menus e cartões de agradecimento

15º Passo - Tratar da parte burocrática de um casamento - "vai necessita de uma certidão de nascimento, um atestado de residência, passado pela junta de freguesia e pedir a abertura do processo preliminar de casamento na conservatória do registo civil.No caso de casamento religioso, precisa ainda de dar início ao processo nos serviços da igreja.Trate das burocracias necessárias à mudança de nome, se for o seu caso.Trate das burocracias da mudança de endereço, se a for fazer".

16ºPasso - "Reserve quartos para convidados que venham de fora. Também pode enviar-lhes um formulário com duas hipóteses de alojamento (há hotéis que fazem descontos para grupos) e depois os convidados tratam das reservas."



17º passo- Se achar necessário poderá optar por contratar baby-sitters para tomar conta das crianças.

18º Passo- Duas semanas antes do casamento, faça a prova final do vestido de noiva, com os sapatos, acessórios e lingerie; planeie os lugares dos convidados e faça cartões para o efeito; confirme com a empresa de catering o numero  de convidados confirmados para o casamento

19º Passo- Escolha brindes para o Casamento. Escolha as lembranças que quer dar aos seus convidados.

20º Passo - Uma Semana antes,.  finalize o planeamento dos convidados, vá buscar o vestido, confirme os detalhes da lua-de-mel, do catering. Façam as despedidas de solteiros.

21º Passo- Vá à manicura, pedicure e depilação. Confirme os transportes para a cerimónia, copo-de-água.

22º Passo - Não se esqueça de levar as jóias, perfume, meias sobresselentes, estojo com pente, ganchos, laca; estojo e verniz para as unhas; bilhetes de avião e passaportes.

1 comentário:

  1. com tanta gente com orçamentos apertados vcs falam aqui de "Reservar quartos para os convidados"

    Um casamento é só um dia claro que é um dia especial mas não nos vamos por a gastar dinheiro á toa....

    ResponderEliminar